Extensão

Oficina de Roteiro audiovisual

Profa. Renata Silveira da Silva

Prof. Sandro Martins Costa Mendes



                                           Paulo Olmedo dando dicas de roteiro

A oficina faz parte de um projeto de extensão em audiovisual, vinculado ao Campus Jaguarão da Unipampa. Sob a coordenação do prof. Sandro Martins Costa Mendes, o projeto visa oferecer oficinas e cursos sobre a produção audiovisual, abarcando a pré-produção (roteiro, oficina de atores, story board, produção executiva entre outros), gravação (uso de câmera, trabalho com atores, iluminação) e pós-produção (edição). A oficina foi realizada em parceria com o NELPP - Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português, sob coordenação da profa. Renata Silva, e teve como objetivo específico a criação de roteiros para vídeos curtos utilizando como tema a língua portuguesa, para serem gravados e colocados à disposição no blog do NELPP, cuja finalidade é integrar produções acadêmicas sobre Linguística e Língua Portuguesa e reflexões sobre o ensino de língua materna nos âmbitos escolar e universitário. Tais vídeos propuseram que os conhecimentos advindos dos estudos linguísticos fossem aplicados a situações cotidianas, por isso, podem funcionar como material didático para estudantes de Letras e da educação básica. Realizada dia 13 de janeiro de 2012 com a participação de Paulo Olmedo, formado em Letras, roteirista e mestrando de História da Literatura na FURG, a oficina produziu 7 roteiros e teve a participação de 15 alunos. A oficina se constituiu em um momento de retomada de preceitos teóricos, tentativas de pensá-los em situações comunicativas, simultaneamente, os cursistas puderam se apropriar do gênero roteiro para futuramente utilizarem na elaboração de trabalhos acadêmicos audiovisuais e de propostas didáticas.  

DISCURSO, MÍDIA E ESCOLA
PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO


Equipe executora: Hohanne Vilela (Bolsista PBDA – Extensão), Virgínia Caetano (PROBIC-FAPERGS), Nathália Araújo (Bolsista PBDA – Pesquisa), Leonardo Messias (Ex-bolsista PBDA- Pesquisa, bolsista PIBID)
Coordenação: Profa. Dra. Renata Silveira

 
Pesquisa que fundamentou a extensão:

Objeto de pesquisa: discursos midiáticos

Base teórica: a Análise de Discurso cunhada por Michel Pêcheux (ORLANDI, 1999) e teóricos que embasam reflexões sobre o discurso midiático (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) .

Objetivo da pesquisa: Refletir sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua: presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo mas também indicia tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto, leitor ou espectador em consumidor. 

                                      Pesquisas desenvolvidas pela equipe do NELPP:
             O projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola abriga distintas possibilidades investigativas. Os seguintes temas foram escolhidos pelos bolsistas: - humor na mídia; - derrisão na mídia; - conto de fada na mídia; -  propagandas infantis na mídia.

                                                          Relações pesquisa-extensão 

                  Foi relevante que o bolsista escolhesse seu objeto de estudo prevendo as próximas etapas, logo, o corpus de pesquisa deveria ser de interesse de jovens das séries finais do Ensino Fundamental, público-alvo do curso de extensão. 

                                                                    Extensão: objetivos 

- oportunizar aos pesquisadores rever seu estudo, pensando o corpus como material de trabalho em sala de aula;
- articular a Linguística e a prática docente, através de um projeto que prevê a utilização de uma teoria do discurso para o planejamento de atividades de interpretação textual voltadas à escola.
 
Pergunta norteadora das atividades de extensão: 
 Como a Análise de Discurso de linha francesa pode contribuir para as aulas de interpretação textual?
 
                     -Temáticas escolhidas para as oficinas de extensão conforme a pesquisa:
  Humor na mídia – Ironia nas notícias do Sensacionalista (Bolsista: Virgínia Lucena Caetano)



Derrisão na mídia  - A posição derrisória de Veja sobre o possível estupro no BBB 12  (Bolsista Hohanne Vilela)

Conto de fada na mídia - “chapeuzinho vermelho e lobo mau em tempos de facebook (Bolsista: Leonardo Messias)


Propagandas infantis na mídia – estratégias de venda da Empresa Caloi quando anuncia bicicletas para crianças (Bolsista) Nathália Madeira Araújo)

 Metodologia: execução
Público alvo: alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Jaguarão.
Dias de realização: 12 e 13.11
Período: 14h às 17h
Duração das oficinas: 1h20 min
Turno: Realizado em turno inverso da atividade escolar
Número de alunos: 12.11 (6 alunos) e 13.11 (13 alunos)
Idade: 13 a 15 anos

Resultados
  
 Apreciação dos alunos participantes do Curso:  O que você aprendeu sobre a mídia? 

             “Mídia é aquilo que é publicado e falado, a mídia nos transmite os acontecimentos e nos mantêm informados, mídia se liga a polêmica e tudo aquilo que ocorre na televisão também, a mídia pode aparecer em alguns programas de “fofocas” na TV e principalmente nas revistas”  (menina, 15 anos).

Conclusão

        Percebemos aumento de interesse constatado pela presença de mais 7 (sete) alunos no segundo diaAs respostas das atividades realizadas demonstram que o objetivo de conscientizar quanto à complexidade de discursos presentes nas mídias foi conquistado. O curso foi elogiado pelos participantes, que declararam, inicialmente não gostar das aulas de língua portuguesa. Após o curso, as seguintes frases estavam nas fichas de avaliação: “Aprendi muitas coisas [...]”, “[...] me fez pensa um pouco mais.”, “[...] muito obrigado por tudo estou ansioso para fazer novamente.”
          Planejar atividades de interpretação textual à luz da Análise de Discurso requer: resgatar vários discursos sobre o tema da aula para demonstração do entrecruzamento de dizeres; confrontar os alunos com diferentes posições ideológicas; possibilitar tomadas de posição face aos diferentes posicionamentos; instigar a dúvida de modo que as aulas de língua materna instaurem uma relação menos ingênua com a linguagem.



                                                                      Referências

CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

Indursky, Freda. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicaçoes no processo da leitura. ERNST, Pereira, Aracy; FUNCK, Susana (Orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas : Educat, 2001. p.27-42

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.


ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Pontes, 1999.