Oficina de Roteiro audiovisual
Profa. Renata Silveira da Silva
Prof. Sandro Martins Costa Mendes
A oficina faz parte de um projeto
de extensão em audiovisual, vinculado ao Campus Jaguarão da Unipampa. Sob a coordenação
do prof. Sandro Martins Costa Mendes, o projeto visa oferecer oficinas e cursos
sobre a produção audiovisual, abarcando a pré-produção (roteiro, oficina de
atores, story board, produção executiva entre outros), gravação (uso de câmera,
trabalho com atores, iluminação) e pós-produção (edição). A oficina foi
realizada em parceria com o NELPP - Núcleo de Estudos Linguísticos e
Pedagógicos do Português, sob coordenação da profa. Renata Silva, e teve como
objetivo específico a criação de roteiros para vídeos curtos utilizando como
tema a língua portuguesa, para serem gravados e colocados à disposição no blog
do NELPP, cuja finalidade é integrar produções acadêmicas sobre Linguística e
Língua Portuguesa e reflexões sobre o ensino de língua materna nos âmbitos
escolar e universitário. Tais vídeos propuseram que os conhecimentos advindos
dos estudos linguísticos fossem aplicados a situações cotidianas, por isso,
podem funcionar como material didático para estudantes de Letras e da educação
básica. Realizada dia 13 de janeiro de 2012 com a participação de Paulo Olmedo,
formado em Letras, roteirista e mestrando de História da Literatura na FURG, a
oficina produziu 7 roteiros e teve a participação de 15 alunos. A oficina se
constituiu em um momento de retomada de preceitos teóricos, tentativas de
pensá-los em situações comunicativas, simultaneamente, os cursistas puderam se
apropriar do gênero roteiro para futuramente utilizarem na elaboração de
trabalhos acadêmicos audiovisuais e de propostas didáticas.
DISCURSO,
MÍDIA E ESCOLA
PROJETO
DE PESQUISA E EXTENSÃO
Equipe
executora: Hohanne Vilela (Bolsista PBDA –
Extensão), Virgínia Caetano (PROBIC-FAPERGS), Nathália Araújo (Bolsista PBDA –
Pesquisa), Leonardo Messias (Ex-bolsista PBDA- Pesquisa, bolsista PIBID)
Coordenação: Profa. Dra. Renata Silveira
Pesquisa
que fundamentou a extensão:
Objeto
de pesquisa: discursos midiáticos
Base
teórica: a Análise de Discurso cunhada por
Michel Pêcheux (ORLANDI, 1999) e teóricos que embasam reflexões sobre o
discurso midiático (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) .
Objetivo
da pesquisa: Refletir sobre o funcionamento
discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua:
presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre
empresa de comunicação e público-alvo mas também indicia
tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma
informação em produto, leitor ou espectador em consumidor.
Pesquisas desenvolvidas pela equipe
do NELPP:
O projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola abriga distintas possibilidades
investigativas. Os seguintes temas foram escolhidos pelos bolsistas: - humor na
mídia; - derrisão na mídia; - conto de fada na mídia; - propagandas
infantis na mídia.
Relações pesquisa-extensão
Foi relevante que o bolsista escolhesse seu objeto de estudo prevendo as
próximas etapas, logo, o corpus de pesquisa deveria ser de interesse de jovens
das séries finais do Ensino Fundamental, público-alvo do curso de
extensão.
Extensão: objetivos
-
oportunizar aos pesquisadores rever seu estudo, pensando o corpus como material
de trabalho em sala de aula;
-
articular a Linguística e a prática docente, através de um projeto que prevê a
utilização de uma teoria do discurso para o planejamento de atividades de
interpretação textual voltadas à escola.
Pergunta
norteadora das atividades de extensão:
Como a Análise de Discurso de linha francesa pode
contribuir para as aulas de interpretação textual?
-Temáticas escolhidas para as oficinas de
extensão conforme a pesquisa:
Humor na mídia – Ironia nas notícias do
Sensacionalista (Bolsista: Virgínia Lucena Caetano)
Derrisão
na mídia - A posição derrisória de Veja sobre o possível estupro no BBB
12 (Bolsista Hohanne Vilela)
Conto
de fada na mídia - “chapeuzinho vermelho e lobo mau em tempos de facebook
(Bolsista: Leonardo Messias)
Propagandas
infantis na mídia – estratégias de venda da Empresa Caloi quando anuncia
bicicletas para crianças (Bolsista) Nathália Madeira Araújo)
Metodologia:
execução
•Público
alvo: alunos do 7º e 8º ano do Ensino
Fundamental de uma escola municipal de Jaguarão.
•Dias
de realização: 12 e 13.11
•Período: 14h às 17h
•Duração
das oficinas: 1h20 min
•Turno: Realizado em turno inverso da atividade escolar
•Número
de alunos: 12.11 (6 alunos) e 13.11 (13 alunos)
•Idade: 13 a 15 anos
Apreciação
dos alunos participantes do Curso: O que você
aprendeu sobre a mídia?
“Mídia é aquilo que é publicado e falado, a mídia nos transmite os
acontecimentos e nos mantêm informados, mídia se liga a polêmica e tudo aquilo
que ocorre na televisão também, a mídia pode aparecer em alguns programas de
“fofocas” na TV e principalmente nas revistas” (menina, 15 anos).
Conclusão
Percebemos aumento de interesse constatado pela presença de mais 7 (sete) alunos no segundo diaAs respostas das atividades realizadas demonstram que o objetivo de conscientizar quanto à complexidade de discursos presentes nas mídias foi conquistado. O curso foi elogiado pelos participantes, que declararam, inicialmente não gostar das aulas de língua portuguesa. Após o curso, as seguintes frases estavam nas fichas de avaliação: “Aprendi muitas coisas [...]”, “[...] me fez pensa um pouco mais.”, “[...] muito obrigado por tudo estou ansioso para fazer novamente.”
Planejar atividades de interpretação textual à luz da Análise de Discurso requer: resgatar vários discursos sobre o tema da aula para demonstração do entrecruzamento de dizeres; confrontar os alunos com diferentes posições ideológicas; possibilitar tomadas de posição face aos diferentes posicionamentos; instigar a dúvida de modo que as aulas de língua materna instaurem uma relação menos ingênua com a linguagem.
Referências
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder: uma análise da mídia. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.
Indursky, Freda. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicaçoes no processo da leitura. ERNST, Pereira, Aracy; FUNCK, Susana (Orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas : Educat, 2001. p.27-42
LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ORLANDI, Eni. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Pontes, 1999.