O
projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola reflete sobre o
funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de
mostrar que a língua, por um lado, presta-se à construção do efeito de
neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo, mas,
por outro lado, é falha, equívoca, indicia tendências ideológicas,
principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto,
leitor ou espectador em consumidor. No âmbito teórico, a pesquisa articula duas
vertentes dos estudos do Texto e do Discurso, subárea da Linguística: a Análise
de Discurso cunhada por Michel Pêcheux, considerando os desdobramentos teóricos
de Courtine (2006), e a Teoria enunciativa da Heterogeneidade de Authier-Revuz
(2004). Com esses aportes, abordamos o funcionamento enunciativo-discursivo da
língua e, em função do objeto de estudo, o discurso midiático, enlaces com a
Filosofia (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) serão necessários. A pesquisa abriga
distintas possibilidades investigativas, por exemplo: “jovem na mídia”, “esporte
na mídia”, língua portuguesa na mídia”. Após a escolha da temática e seleção de
textos representativos, procederemos à análise discursiva do corpus. Neste,
quaisquer marcas linguísticas podem indiciar funcionamentos que se dão no âmbito
discursivo-ideológico, sendo que discurso direto, indireto e aspeamentos serão
enfocados a partir dos preceitos da referida Teoria da Heterogeneidade. O
projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos
do Português, NELPP, que propõe criar formas de “escuta” das problemáticas que
perpassam o ensino e a aprendizagem da língua materna. Em consonância com os
propósitos do Núcleo, prevemos que o discurso midiático, após ser objeto de
pesquisa, seja tema de um curso de leitura e interpretação ministrado pelos
pesquisadores em uma escola de Ensino Médio da educação básica de Jaguarão. O
projeto de pesquisa, além de estar vinculado ao ensino e à extensão, prevê a
utilização de teorias do Texto e do Discurso para o ensino da leitura, de tal
modo que a Linguística e a prática docente melhor se
inter-relacionem.