Pesquisa

Discurso, mídia e escola




O projeto de pesquisa Discurso, mídia e escola reflete sobre o funcionamento discursivo de textos que circulam na mídia com o propósito de mostrar que a língua, por um lado, presta-se à construção do efeito de neutralidade e de cumplicidade entre empresa de comunicação e público-alvo, mas, por outro lado, é falha, equívoca, indicia tendências ideológicas, principalmente, a lógica do consumismo, que transforma informação em produto, leitor ou espectador em consumidor. No âmbito teórico, a pesquisa articula duas vertentes dos estudos do Texto e do Discurso, subárea da Linguística: a Análise de Discurso cunhada por Michel Pêcheux, considerando os desdobramentos teóricos de Courtine (2006), e a Teoria enunciativa da Heterogeneidade de Authier-Revuz (2004). Com esses aportes, abordamos o funcionamento enunciativo-discursivo da língua e, em função do objeto de estudo, o discurso midiático, enlaces com a Filosofia (CHAUÍ, 1999; LIPOVETSKY, 2007) serão necessários. A pesquisa abriga distintas possibilidades investigativas, por exemplo: “jovem na mídia”, “esporte na mídia”, língua portuguesa na mídia”. Após a escolha da temática e seleção de textos representativos, procederemos à análise discursiva do corpus. Neste, quaisquer marcas linguísticas podem indiciar funcionamentos que se dão no âmbito discursivo-ideológico, sendo que discurso direto, indireto e aspeamentos serão enfocados a partir dos preceitos da referida Teoria da Heterogeneidade. O projeto de pesquisa vincula-se ao Núcleo de Estudos Linguísticos e Pedagógicos do Português, NELPP, que propõe criar formas de “escuta” das problemáticas que perpassam o ensino e a aprendizagem da língua materna. Em consonância com os propósitos do Núcleo, prevemos que o discurso midiático, após ser objeto de pesquisa, seja tema de um curso de leitura e interpretação ministrado pelos pesquisadores em uma escola de Ensino Médio da educação básica de Jaguarão. O projeto de pesquisa, além de estar vinculado ao ensino e à extensão, prevê a utilização de teorias do Texto e do Discurso para o ensino da leitura, de tal modo que a Linguística e a prática docente melhor se inter-relacionem.