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"Balbúrdia" no Salão de Extensão da UFRGS. 03/1o/12
 



 Projeto de Extensão "Balbúrdia" promove interdisciplinaridade em Jaguarão. 06/09/12

O Projeto de Extensão Balbúrdia, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão, será apresentado no XII Salão de Extensão da UFRGS, que acontece entre os dias 3 e 7 de outubro, em Porto Alegre. Veja matéria completa no link abaixo:

http://porteiras.unipampa.edu.br/jaguarao/index.php?option=com_content&view=article&id=556:projeto-de-extensao-promove-interdisciplinaridade-em-jaguarao&catid=1:noticias-unipampa&Itemid=62



OITAVA edição do Projeto de extensão Balbúrdia debate sobre "heróis". Fronteira Meridional, Jaguarão, 22 ago. 2012. p. 6.



Nelppianos começam a delimitar projetos de pesquisa - 25/04/12
         
O NELPP iniciou dia 25 de abril as discussões coletivas sobre a Análise de Discurso de linha francesa (AD), cujos conceitos nortearão as pesquisas vinculadas aos Projetos de Pesquisa e de Extensão “Discurso, mídia e escola”, sob coordenação da profa. Renata Silva. Desde então, foram realizados aproximadamente mais três encontros, que continuaram, mesmo com a greve, dada a vinculação da proposta com o calendário escolar. Inicialmente, foi acordada a leitura de “Análise de Discurso: princípios e procedimentos” de Eni Orlandi. Foi concluída a leitura do capítulo “Sujeito, História e Linguagem” e, nas discussões seguintes, o grupo dedica-se ao “Dispositivo de análise”, segunda parte do livro basilar aos iniciantes na AD.
Os encontros têm reunido aproximadamente onze alunos, dentre eles, dois bolsistas PBDA, voluntários de iniciação científica e ouvintes. “Discurso, mídia e escola” objetiva analisar diferentes discursos midiáticos com ênfase à identificação das tentativas de silenciar a ideologia do consumismo, que transforma informação em produto e leitor/ouvinte em consumidor. Dada a riqueza da temática “mídia e discurso”, novas possibilidades analíticas têm surgido. Embora tais pesquisas não estejam previstas no projeto, estão sendo acolhidas porque nos informam sobre o funcionamento de discursos midiáticos e podem constituir outros projetos de pesquisa.
O bolsista de extensão Leonardo Messias analisará uma charge que tematiza chapeuzinho vermelho em tempos de facebook; a partir desse gênero pensará o encontro de uma atualidade e uma memória produzindo o efeito de humor e tecendo críticas às mídias de massa. A bolsista de pesquisa Virgínia Caetano optou por analisar reportagens publicadas no site humorístico “sensacionalista”, a partir das quais investigará o discurso irônico na mídia tratando da mídia. Dentre os voluntários, Nathalia Araújo observará a imagem de literatura em postagens do facebook; Francine Farias quer estudar os “memes”, ideias contagiosas que circulam no “face”. Ainda nessa rede social, temos a pesquisa de Jonas dos Santos, que se dedicará aos “comentários”. Adriana Lopes está atenta aos deslocamentos de sentido da expressão “cortina de fumaça”, usada por Veja para se referir aos acontecimentos políticos atuais. Renan Cardozo quer dedicar-se à relação “esporte, mídia e humor”. Wellyanna Santos, Millaine Carvalho e Santiago Bretanha ainda estão delimitando sua proposta. Silvana Noda optou por um caminho diferente dos demais, pois analisará uma das poesias-canções da Trupe do Teatro Mágico, tentando identificar o imaginário de língua portuguesa.
            A diversidade de interesses de pesquisa caracteriza esse grupo de iniciantes em AD que se destacam pela autonomia e interesse em assimilar conceitos que auxiliarão na interpretação de textos e discursos e nortearão um ensino de língua portuguesa atento à dimensão política da linguagem.





NELPP inicia cadastro de professores de língua portuguesa de Jaguarão - 25/04/12


      O NELPP, previamente à realização de atividades de integração universidade-comunidade, está realizando um cadastro de professores de língua portuguesa que atuam na rede pública e privada no município de Jaguarão. Os colaboradores do NELPP têm ido às escolas apresentar a proposta do Núcleo e requerer o preenchimento de um formulário, no qual constam dados da escola - tais como endereço, e-mail, telefone, nome do diretor (a) - e dos professores de língua materna, que informam nome, área de formação, séries nas quais atuam, disponibilidade e turnos nos quais podem participar de atividades na Unipampa, presença em redes sociais e contato.
Durante o mês de maio, foram visitados os seguintes locais: Instituto Estadual de Educação Espírito Santo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Caetano da Silva, Colégio Nelson Wortmann, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Pagliani, Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Pereira Vargas, Escola de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso. As visitas permitiram que os nelppianos recolhessem, até então, 18 (dezoito formulários), a partir dos quais o NELPP constatou interesse de 15 (quinze) professores em participar de atividades da Unipampa. Mais sete escolas serão visitadas até o final de junho, após, o Núcleo terá de recorrer a transporte para visitar escolas situadas em localidades mais afastadas do centro de Jaguarão e da Unipampa, situada no bairro Kennedy.
            A iniciativa, sob coordenação da profa. Renata Silva, conta com o apoio dos alunos Millaine Carvalho, Santiago Bretanha, Silvana Noda, Virgínia Caetano, Nathália Araújo, Francine Faria, Leonardo Messias, Jonas dos Santos e Wellyanna Santos, que vão às escolas em duplas. Previamente às visitas, o NELPP contatou a Secretaria Municipal de Educação para apresentar o Núcleo, informar do cadastro e solicitar a lista de escolas do município de Jaguarão e respectivos endereços.




Nelppianos iniciam discussões sobre a Análise de Discurso - 25/04/12



     No dia 25 de abril, quarta-feira, o NELPP realizou a primeira discussão coletiva sobre a Análise de discurso de linha francesa (AD), linha teórica que embasa os Projetos de Pesquisa e Extensão “Discurso, mídia e escola”. Os alunos Leonardo Messias, Jonas dos Santos, Francine Farias, Nathália Araújo, Renan Cardozo e Wellyanna Santos participaram e suas contribuições permitiram que fosse criado um interessante espaço de provocações teóricas e alusões a discursos cotidianos. Alguns nelppianos não puderam participar por terem aderido às mobilizações estudantis agendadas para o dia 25.

      Previamente ao encontro, ficou acordada a leitura de páginas iniciais de “Análise de Discurso: princípios e procedimentos”, de Orlandi (1999), autora “mãe” da AD no Brasil, pois divulgou no país a disciplina surgida na França, sob a paternidade de Michel Pêcheux.

    No próximo encontro, os nelppianos continuam discutindo conceitos do livro de Orlandi, basilar ao conhecimento das especificidades da AD face a outras teorias do texto e do discurso.



“Mídia” é debatida em projetos de pesquisa do Curso de Letras da Unipampa - 20/04/12


            No dia 20 de abril, os projetos de pesquisa “Discurso, Mídia e Escola” e “Cultura, mídia e fronteira” realizaram a primeira discussão sobre “mídia”, tema comum das investigações dos professores Renata Silva e Sandro Mendes, coordenadores.
            A temática reuniu bolsistas PBDA dos dois professores e voluntários, totalizando quinze participantes, graduandos de Letras, e mais um aluno do curso de Turismo, que soube do encontro e voluntariou-se para participar.
            “Simulacro e Poder: uma análise da mídia”, de Marilena Chauí (1999), foi a primeira leitura. Fragmentos do artigo que intitula o livro foram debatidos à luz de exemplos trazidos pelo grupo. Os integrantes destacaram, das críticas da filósofa ao funcionamento da mídia, a quebra de fronteiras entre as esferas pública e privada; o apelo às “personalidades públicas” para validar produtos, dotados de credibilidade pela fama de quem os anuncia, por exemplo.
            O espetáculo, pertencente ao campo da visão, é peculiar às manifestações culturais, mas o que acontece quando o espetáculo é evidenciado pelos meios de comunicação de massa? O consumismo, a banalização, a despolitização, a massificação são algumas respostas apontadas por Chauí.
            Segundo a coordenadora do projeto “Discurso, mídia e escola”, profa. Renata Silva, ver a turma de alunos predispostos a relacionar mídia, linguagem, escola, cultura e fronteira foi empolgante para o investimento em novos projetos e publicações. O prof. Sandro Mendes, coordenador de “Cultura, mídia e fronteira”, afirma que a base teórica que está se consolidando é muito importante para análises da mídia nas cidades de Jaguarão e Rio Branco. O professor comentou que o grande número de participantes enriquece o debate e repercutirá na elaboração de pesquisas, mesmo que nem todos os alunos escrevam artigos acadêmicos.
            Os encontros acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, para que os alunos façam leituras específicas dos projetos a quais estão vinculados nas demais semanas.