O
NELPP iniciou dia 25 de abril as discussões coletivas sobre a Análise de
Discurso de linha francesa (AD), cujos conceitos nortearão as pesquisas
vinculadas aos Projetos de Pesquisa e de Extensão “Discurso, mídia e escola”,
sob coordenação da profa. Renata Silva. Desde então, foram realizados
aproximadamente mais três encontros, que continuaram, mesmo com a greve, dada a
vinculação da proposta com o calendário escolar. Inicialmente, foi acordada a leitura
de “Análise de Discurso: princípios e procedimentos” de Eni Orlandi. Foi
concluída a leitura do capítulo “Sujeito, História e Linguagem” e, nas
discussões seguintes, o grupo dedica-se ao “Dispositivo de análise”, segunda
parte do livro basilar aos iniciantes na AD.
Os
encontros têm reunido aproximadamente onze alunos, dentre eles, dois bolsistas
PBDA, voluntários de iniciação científica e ouvintes. “Discurso, mídia e escola”
objetiva analisar diferentes discursos midiáticos com ênfase à identificação
das tentativas de silenciar a ideologia do consumismo, que transforma
informação em produto e leitor/ouvinte em consumidor. Dada a riqueza da
temática “mídia e discurso”, novas possibilidades analíticas têm surgido. Embora
tais pesquisas não estejam previstas no projeto, estão sendo acolhidas porque
nos informam sobre o funcionamento de discursos midiáticos e podem constituir
outros projetos de pesquisa.
O
bolsista de extensão Leonardo Messias analisará uma charge que tematiza
chapeuzinho vermelho em tempos de facebook; a partir desse gênero pensará o
encontro de uma atualidade e uma memória produzindo o efeito de humor e tecendo
críticas às mídias de massa. A bolsista de pesquisa Virgínia Caetano optou por
analisar reportagens publicadas no site humorístico “sensacionalista”, a partir
das quais investigará o discurso irônico na mídia tratando da mídia. Dentre os
voluntários, Nathalia Araújo observará a imagem de literatura em postagens do
facebook; Francine Farias quer estudar os “memes”, ideias contagiosas que
circulam no “face”. Ainda nessa rede social, temos a pesquisa de Jonas dos
Santos, que se dedicará aos “comentários”. Adriana Lopes está atenta aos
deslocamentos de sentido da expressão “cortina de fumaça”, usada por Veja para
se referir aos acontecimentos políticos atuais. Renan Cardozo quer dedicar-se à
relação “esporte, mídia e humor”. Wellyanna Santos, Millaine Carvalho e
Santiago Bretanha ainda estão delimitando sua proposta. Silvana Noda optou por
um caminho diferente dos demais, pois analisará uma das poesias-canções da
Trupe do Teatro Mágico, tentando identificar o imaginário de língua portuguesa.
A diversidade de
interesses de pesquisa caracteriza esse grupo de iniciantes em AD que se
destacam pela autonomia e interesse em assimilar conceitos que auxiliarão na
interpretação de textos e discursos e nortearão um ensino de língua portuguesa
atento à dimensão política da linguagem.