Nelppianos começam a delimitar projetos de pesquisa


O NELPP iniciou dia 25 de abril as discussões coletivas sobre a Análise de Discurso de linha francesa (AD), cujos conceitos nortearão as pesquisas vinculadas aos Projetos de Pesquisa e de Extensão “Discurso, mídia e escola”, sob coordenação da profa. Renata Silva. Desde então, foram realizados aproximadamente mais três encontros, que continuaram, mesmo com a greve, dada a vinculação da proposta com o calendário escolar. Inicialmente, foi acordada a leitura de “Análise de Discurso: princípios e procedimentos” de Eni Orlandi. Foi concluída a leitura do capítulo “Sujeito, História e Linguagem” e, nas discussões seguintes, o grupo dedica-se ao “Dispositivo de análise”, segunda parte do livro basilar aos iniciantes na AD.
Os encontros têm reunido aproximadamente onze alunos, dentre eles, dois bolsistas PBDA, voluntários de iniciação científica e ouvintes. “Discurso, mídia e escola” objetiva analisar diferentes discursos midiáticos com ênfase à identificação das tentativas de silenciar a ideologia do consumismo, que transforma informação em produto e leitor/ouvinte em consumidor. Dada a riqueza da temática “mídia e discurso”, novas possibilidades analíticas têm surgido. Embora tais pesquisas não estejam previstas no projeto, estão sendo acolhidas porque nos informam sobre o funcionamento de discursos midiáticos e podem constituir outros projetos de pesquisa.
O bolsista de extensão Leonardo Messias analisará uma charge que tematiza chapeuzinho vermelho em tempos de facebook; a partir desse gênero pensará o encontro de uma atualidade e uma memória produzindo o efeito de humor e tecendo críticas às mídias de massa. A bolsista de pesquisa Virgínia Caetano optou por analisar reportagens publicadas no site humorístico “sensacionalista”, a partir das quais investigará o discurso irônico na mídia tratando da mídia. Dentre os voluntários, Nathalia Araújo observará a imagem de literatura em postagens do facebook; Francine Farias quer estudar os “memes”, ideias contagiosas que circulam no “face”. Ainda nessa rede social, temos a pesquisa de Jonas dos Santos, que se dedicará aos “comentários”. Adriana Lopes está atenta aos deslocamentos de sentido da expressão “cortina de fumaça”, usada por Veja para se referir aos acontecimentos políticos atuais. Renan Cardozo quer dedicar-se à relação “esporte, mídia e humor”. Wellyanna Santos, Millaine Carvalho e Santiago Bretanha ainda estão delimitando sua proposta. Silvana Noda optou por um caminho diferente dos demais, pois analisará uma das poesias-canções da Trupe do Teatro Mágico, tentando identificar o imaginário de língua portuguesa.
            A diversidade de interesses de pesquisa caracteriza esse grupo de iniciantes em AD que se destacam pela autonomia e interesse em assimilar conceitos que auxiliarão na interpretação de textos e discursos e nortearão um ensino de língua portuguesa atento à dimensão política da linguagem.